Este pequeno blog já têm alguns anos. Nunca assumi que quisesse fazer disto uma referência, ou ganhar dinheiro com ele. É para mim um blog pessoal. Sempre o foi, e sempre será, no qual deixo alguns olhares mais atentos a algumas coisas, cábulas para memória futura, etc.

Independentemente disso, gosto de estatísticas, e por isso, como quase todos uso o Google Analytics. Ontem porque estive a mexer noutro projeto, decidi criar um novo código do analytics para o site, dado que  o tracker anterior está numa outra conta Google que raramente uso. Assim, ontem foi o dia 1 das estatísticas aqui no burgo, e hoje quando fui ver as estatísticas achei algumas coisas curiosas, que permitem avaliar padrões:

Das 76 visitas que aqui chegaram ontem (não são muitas… isto é pequeno!), 41 usavam Google Chrome, e 18 Firefox. O fosso do primeiro para o segundo lugar é enorme. Estará a adopção do Google Chrome tão enraizada assim já? (Uso Chrome)

Em seguida outra análise interessante: A grande generalidade das visitas é oriunda da rede PT, seguida por metade das visitas (quase) da ZON. Em terceiro lugar aparece novamente a PT, talvez uma outra subnet, não conheço o critério do google para tal. A destacar, dos conhecidos a NOVIS em 5º, uma “Aveiro Residential Customers” em 6ª posição – what’s this? – e ligações da Optimus. Merece referência ao 4º lugar ocupado pelas redes brasileiras.

Outro fator curioso que encontrei foi ainda a origem do tráfego:

A grande maioria continuam a ser pesquisas diretas em busca de alguma informaçao referenciada, provavelmente no Google.

Não deixam de ser uns números interessantes, e que julgo que de alguma forma possam ser usados para extrapolar uma realidade. Não me alongo em conclusões quanto a isso, dado que me parece que os números falam por mim, mas não deixam de ser interessantes.

Interessante não deixa de ser outra ainda análise possível de ser feita dos “Aparelhos”, e o campeão das visitas nesta área é mesmo o IPhone. Palavras para quê, os Androids não gostam de mim, e são muito fragmentados 🙂

 


5 Comments

Edgar Durão · November 25, 2012 at 2:28 pm

Tá de chuva 🙂

Paulo A. Silva · November 25, 2012 at 5:08 pm

“Estará a adopção do Google Chrome tão enraizada assim já?”

Isto é um fenómeno interessante. O grande crescimento do Chrome está directamente relacionado com a quebra do IE ou seja, para o Firefox, mantém-se tudo na mesma.

Gostava de perceber é porque é que o pessoal que “abandona” o IE não adere mais ao Firefox e aqui acredito que os serviços gratuitos da Google (Gmail, Docs, etc…) tenham grande impacto.

Tenho algum receio que o Chrome ganhe terreno demais, porque quando o IE era rei e senhor, foi a Mozilla que apareceu com uma alternativa que, na minha opinião, motivou muita da evolução da WWW.

Leslie · March 6, 2013 at 5:18 pm

Hey there! I’m about to start my own website and was wondering if you know where the best place to purchase a website url is? I’m not even sure if
that’s what its called? (I’m new to this) I’m referring to “http://durao.net/2012/11/25/trafego-sites-google-analytics-e-comentarios/”. How do I go about obtaining one of these for the website I’m making?

Thank you

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *